Benefícios do abacaxi: saiba como essa fruta tropical atua na sua saúde

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Já parou para pensar sobre os benefícios do abacaxi? O consumo de frutas é fator importante em uma alimentação balanceada. Nesse sentido, essa fruta tropical deliciosa proporciona diversas melhorias e auxilia na prevenção de doenças, além de colaborar com a retardação do envelhecimento. Para saber mais, conheça agora os benefícios do abacaxi!

12 benefícios do abacaxi

Conversamos com Andressa Fagundes (CRN 9 22044), nutricionista clínica em Uberlândia (MG), que selecionou os principais benefícios do abacaxi. Confira:

  1. Ajuda a evitar gripes, resfriados e inflamações no corpo: devido à alta concentração da enzima bromelina e de antioxidantes da vitamina C. Desse modo, o abacaxi oferece proteção contra os radicais livres e estimula o sistema imunológico.
  2. Protege a saúde bucal: a vitamina C, presente no abacaxi, pode reduzir o risco de gengivite e doença periodontal.
  3. Previne a osteoporose e as fraturas ósseas: por ser rico em manganês e cálcio.
  4. Reduz as dores de cabeça: isso por conter muitos minerais. Além disso, o cobre, presente no abacaxi, é um possível melhorador sensível das dores de cabeça.
  5. Ajuda na prisão de ventre e na regulação da saciedade: segundo a nutricionista, as fibras do abacaxi têm grande potencial de plenitude gástrica e isso, somado à alta quantidade de água do alimento, o torna um laxativo natural suave.
  6. Alivia a sensação de inchaço estomacal: por conta da capacidade digestiva alta do abacaxi.
  7. Atua como um diurético natural: como 86% de sua polpa é composta por água, essa fruta ajuda a aumentar a ingestão de água e a combater a retenção de líquidos.
  8. Auxilia na melhora do metabolismo e na produção de colágeno: benefício da vitamina C, que colabora para a melhora do metabolismo do ferro, das gorduras e do colesterol. Além disso, favorece a produção de aminoácidos e colágeno.
  9. Ajuda a reduzir as celulites: por conta da produção de aminoácidos e colágeno, a bromelina estimula as funções digestivas que ajudam na diminuição das temidas celulites.
  10. Possui alto poder de proteção vascular: devido à bromelina e sua função, que auxilia na absorção de proteínas. Assim, há o estímulo da produção de colágeno nos vasos sanguíneos.
  11. Auxilia na redução da pressão sanguínea: efeito conferido pela alta quantidade de potássio, que traz, consequentemente, a prevenção de acidentes vasculares.
  12. Desacelera o envelhecimento: o manganês, um dos nutrientes do abacaxi, consegue proteger as células do corpo contra os radicais livres, o que evita a destruição celular que acelera o envelhecimento.

São vários os benefícios do abacaxi, e a fruta propicia muitas melhorias na saúde a longo prazo. Mas será que há efeitos ruins ao consumi-la? Saiba mais no próximo tópico!

Malefícios do abacaxi

A nutricionista Andressa Fagundes indica que o abacaxi pode trazer efeitos negativos, se consumido em excesso. Veja a seguir:

  • Pode aumentar o risco de sangramento: se a bromelina, presente no abacaxi, for ingerida juntamente com anticoagulantes, pode trazer esse efeito colateral.
  • Pode provocar o aumento de palpitações cardíacas: alguns estudos indicam que o excesso da bromelina pode ocasionar o aumento das palpitações cardíacas em hipertensos.
  • Oferece possíveis riscos aliados ao uso de antibióticos: em caso de consumo concomitante ao uso de antibióticos, a bromelina pode interferir nos efeitos do medicamento.
  • Em alguns casos, colabora para o desenvolvimento de aftas e estomatites: principalmente se a fruta for consumida em excesso. Entretanto, isso pode ser reflexo de baixa imunidade, e não somente do abacaxi. Andressa Fagundes alerta que cada caso deve ser analisado individualmente por um profissional da área.

De acordo com a nutricionista, o abacaxi pode ser consumido todos os dias, mas uma dieta com variações de frutas, verduras e legumes representa valores maiores de vitaminas e minerais. Além disso, o abacaxi pode ser consumido em jejum, mas deve-se levar em consideração os fatores já assinalados.

Como consumir e 10 receitas maravilhosas com abacaxi

Segundo Andressa, ingerir o abacaxi in natura permite a eficácia no aproveitamento de suas fibras e minerais. Portanto, podemos usar a criatividade e consumi-lo em uma salada de frutas, em um suco verde, assado em grelha com canela, em preparações doces e em saladas com folhas.

Pensando em preparações que contenham o abacaxi como estrela, separamos deliciosas receitas para variar o consumo da fruta. Confira:

Suco de abacaxi, banana e maçã: suco natural muito fácil feito apenas com as três frutas, que fornecem energia e vitaminas.

Suco de abacaxi com hortelã: um clássico que é incrementado com o chá verde e linhaça, trazendo mais nutrientes, saciedade e melhora no metabolismo.

Suco de abacaxi com beterraba: que tal um suco refrescante e com uma coloração linda? Para isso, você vai precisar de abacaxi, beterraba, hortelã e salsinha.

Docinho de abacaxi: receita de um docinho de festa saboroso, com apenas três ingredientes: o abacaxi cortado em cubos, açúcar e coco ralado.

Geleia de abacaxi: geleia caseira feita com a fruta, açúcar cristal e suco de limão. Você pode usá-la em tortas, mousses, sorvetes e bolos.

Delícia gelada de abacaxi: para aqueles dias de calor, essa receita é perfeita, por ser muito refrescante e cremosa. Leva apenas abacaxi, leite condensado, creme de leite, gelatina e água.

Sobremesa de gelatina de abacaxi: sobremesa deliciosa e doce na medida, que combina duas texturas e tem um brilho que encanta todos!

Bolo gelado de abacaxi: bolo para comer geladinho, que tem pedaços de abacaxi, uma calda supercremosa e coco ralado por cima.

Bolo de abacaxi caramelizado: uma preparação que já sai do forno prontinha e conquista pela combinação de caramelo com abacaxi.

Bolo de abacaxi com coco: bolo muito cremoso de abacaxi com camadas grossas de recheio. O coco vai tanto na massa quanto por fora, para enfeitar. Na parte externa, você pode usar coco queimado para o resultado incrível!

O abacaxi é um ótimo alimento e está presente em diversas preparações do nosso dia a dia. Para conhecer mais opções, veja a nossa matéria sobre receitas com abacaxi.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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