Taioba: tudo o que você precisa saber sobre seus benefícios

0
213

A taioba ou Xanthosoma sagittifolium Schott é um tipo de PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). Ela apresenta diversos benefícios, como suas propriedades antioxidantes, e faz muito bem para sua saúde, por isso está cada vez mais presente no prato dos brasileiros. Veja a seguir as recomendações de consumo e os benefícios da taioba e confira receitas utilizando essa planta!

Recomendações de consumo

A nutricionista e personal trainer Tais Rímoli indica que é muito importante incluir a taioba na alimentação. Confira a seguir recomendações e dicas trazidas pela profissional sobre o consumo dessa planta:

  • Pode comer taioba crua? Existem diferentes maneiras de preparar a taioba, mas é importante sempre cozinhar essa planta e não é indicado comer a taioba crua. Seu preparo é muito parecido com a forma de consumir couve, brócolis, espinafre e outros vegetais. Além disso, outro jeito bastante interessante de consumir a taioba é acrescentando-a no suco verde.
  • Quais partes da taioba podem ser consumidas? Com a taioba, nada fica de fora! Você pode usar apenas as suas folhas, mas o talo da taioba também pode ser refogado e complementar outras receitas.
  • Como diferenciar a taioba de plantas venenosas? Existe uma taioba que não é recomendável para o nosso consumo: a chamada taioba-brava, que contém alguns componentes que podem causar ardor na boca e asfixia na garganta. Uma maneira de diferenciar a taioba-brava da taioba-mansa é olhando se há um ponto roxo na parte da folha que está ligada ao tronco ou ao ramo, isto é, o pecíolo da taioba. Se tiver essa marcação, trata-se da taioba-brava e não deve ser consumida. Outra maneira de identificar a taioba própria para consumo é pela coloração da sua folhagem, já que a taioba-mansa costuma ter um tom de verde mais claro.

Essa planta pode ser aproveitada como um todo, isto é, tanto as folhas quanto os talos. A taioba pode ser cultivada em quintais e é preciso saber como prepará-la para aproveitar todos os seus benefícios.

7 benefícios da taioba

Bastante comum por ser encontrada em cidades de Minas Gerais, a taioba é uma planta tropical que oferece excelentes e diversos benefícios para a saúde de quem a consome. Segundo Taís Rimoli, essa PANC é rica em minerais, fibras e nutrientes e é uma poderosa aliada na prevenção do envelhecimento e no combate à anemia. Confira a seguir seus principais benefícios:

  1. Previne a prisão de ventre e melhora a digestão;
  2. Pode ser usada para combater a anemia;
  3. Previne o envelhecimento da pele;
  4. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
  5. Previne a osteoporose;
  6. Melhora a saúde dos olhos;
  7. Possui baixo teor calórico.

Gostou dos benefícios da taioba e ficou curiosa para saber como consumi-la? Continue acompanhando!

Receitas com taioba

Descubra como preparar a taioba das mais variadas maneiras e acrescente esse vegetal à sua alimentação!

1. Taioba refogada

Uma das maneiras mais simples, rápidas e práticas de preparar a taioba é fazendo um delicioso refogado. Essa opção leva pouco tempo e é ideal para quem tem o dia a dia corrido. Para colocar a taioba em sua alimentação, confira essa receita!

2. Farofa de taioba

A farofa é um delicioso complemento para arroz, carnes, frangos e muito mais. Essa receita de farofa de taioba é bem rapidinha de ser feita e o resultado é um prato cheio de minerais, vitaminas e sabor.

3. Suflê de taioba

Com alguns poucos ingredientes, você pode preparar um suflê de taioba de dar água na boca. Essa receita é super saudável e acrescenta no seu prato todos os benefícios desse vegetal que poucos conhecem.

4. Frango crocante com taioba

Essa opção tem tudo para ser um sucesso na sua casa e é ideal para trazer ainda mais saúde para sua rotina. Para preparar essa refeição, você vai precisar de poucos ingredientes.

5. Cuscuz com taioba

Se você quer experimentar a taioba, mas não quer comê-la apenas como um refogado, que tal degustar um saboroso cuscuz com taioba? Em menos de 30 minutos, é possível preparar esse prato que pode ser servido tanto como acompanhamento quanto sozinho.

6. Risoto de painço com talo de taioba

Quer apostar em uma receita um pouquinho diferente? Prepare esse risoto de painço com talo de taioba da Bela Gil e fique encantada com o resultado. Essa receita é uma excelente maneira de preparar algo gostoso com ingredientes tropicais.

7. Medalhão suíno com crispy de taioba

Esse medalhão suíno com crispy de taioba é ótimo para fugir das receitas que você faz no dia a dia, sendo uma opção muito saborosa para utilizar a taioba como um complemento que vai agradar o seu paladar.

Gostou de conhecer mais sobre a taoiba? Então leia também sobre os benefícios do urucum e comece a se alimentar melhor!

Comentários