Embu: benefícios da fruta e receitas deliciosas para incluí-la no cardápio

0
447

Você já ouviu falar do embu? Ele é uma pequena fruta de formato arredondado, aroma adocicado e sabor levemente ácido. Também chamado de imbu ou umbu, seu nome vem do tupi-guarani e significa “árvore que dá de beber”. Conheça mais sobre essa fruta da Caatinga e descubra como incluí-la em sua alimentação.

O que é embu?

O embu é uma fruta proveniente do umbuzeiro, árvore presente na Caatinga, região de terra seca. Segundo a nutricionista Juliana Zanetti (CRN: 19512), da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a fruta pode ser consumida de diferentes maneiras, seja in natura ou para fazer sucos, doces e geleias. Mesmo que não seja um alimento tão comum, não há registros de riscos no seu consumo.

5 benefícios do embu

Agora que você já sabe o que é o embu, conheça os benefícios que o consumo da fruta oferece, segundo a nutricionista. Confira a lista que preparamos pra você:

  1. Nutritivo: o embu possui vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e vitamina B1.
  2. Auxilia no emagrecimento: por ser uma fruta de baixo valor calórico (37 Kcal em 100g), o embu ajuda a emagrecer.
  3. Propriedades antioxidantes: a fruta combate os radicais livres, auxiliando na prevenção de câncer, doenças cardiovasculares e envelhecimento.
  4. Auxilia na síntese de colágeno: devido a essa propriedade, o embu é benéfico para a reparação de tecidos conjuntivos e cicatrização de feridas.
  5. Propriedades antiespasmódicas: o consumo do embu ajuda na eliminação de gases.

Como você pode perceber, há várias vantagens de incluir o embu em seu cardápio. Isso sem contar que você pode se deliciar com o gostinho levemente azedo que esse ingrediente oferece.

Receitas com embu

Agora que você já conhece o embu e seus benefícios, veja essas receitas que podem ser feitas com a fruta para incluí-la na alimentação e aproveitar todo o seu sabor.

Suco de umbu

Prática de ser feita, essa é uma receita em que a fruta é batida no liquidificador com casca e tudo. Depois, basta coar o suco para separar as sementes. Na sequência, o suco volta para o liquidificador com as cascas, gelo e açúcar. Caso você queira, ainda é possível adicionar leite ao preparo.

Umbuzada

Aprenda como preparar essa bebida típica nordestina feita com polpa de embu, açúcar, leite em pó e água. Tudo isso é batido no liquidificador, o que resulta em um suco denso e saboroso. Para incrementar a umbuzada, você pode acrescentar leite condensado.

Geladinho de embu

Mande o calor para bem longe com esse geladinho. Aqui, o doce é feito com suco da fruta, chantilly, açúcar, leite e liga neutra. O preparo é simples, mas rende um doce refrescante que é perfeito para os dias quentes de verão.

Mousse de embu

A mousse é um tipo de sobremesa curinga, afinal, ela é fácil de ser feita e agrada os mais variados paladares. Para melhorar ainda mais, a receita leva apenas três ingredientes: suco de embu, leite condensado e creme de leite.

Encontrada na Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí e norte e nordeste de Minas Gerais, essa fruta pode fazer um grande sucesso na sua mesa, seja para ser consumida in natura ou usada em receitas. Se você gostou de saber mais sobre o embu, conheça também os benefícios das frutas amarelas.

Confira as receitas do passo a passo no site; https://www.dicasdemulher.com.br/embu-fruta/

Comentários