Número de casos do novo coronavírus é maior fora da China do que no país

Segundo a OMS, pela primeira vez, o número é maior fora do país onde o surto começou. Fora da China, o país com mais mortes é o Irã: 19.

0
205
Divulgação

A Organização Mundial da Saúde anunciou que o número de novos casos da doença, nesta quarta-feira (26), fora da China, ultrapassou o número de novos casos dentro da China pela primeira vez.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom, se disse preocupado com esse crescimento planetário do contágio, mas repetiu que é cedo para falar em pandemia. “Isso aumentará o medo e estigma de maneira desnecessária e poderia sinalizar que não somos capazes de conter o vírus, o que não é verdade”, disse.

Em Wuhan, na China, na origem do surto, duas enfermeiras fizeram um relato dramático. Em carta publicada num jornal britânico de medicina, elas pediram ajuda internacional. Disseram que estão exaustas, com feridas por causa dos trajes de segurança, e que algumas têm desmaiado no trabalho.

Fora da China, o país com mais mortes é o Irã: 19. Mas especialistas temem que, no regime fechado do país, a realidade seja mais grave do que os números oficiais.

Preocupado com aglomerações, o primeiro-ministro do Japão pediu a suspensão das competições esportivas por duas semanas e o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio decidiu reduzir o revezamento da tocha olímpica. Mas o presidente do comitê, Toshiro Muto, declarou que os planos para a Olimpíada prosseguem normalmente.

Na França, o primeiro cidadão morto é um homem de 60 anos. Antes, um turista chinês, de 80, tinha morrido num hospital francês.

A Itália registrou a 12ª morte. Todos eram idosos e a maioria sofria com outros problemas de saúde. O número de casos chegou a 400. Mais da metade não precisa ficar no hospital porque tem sintomas leves.

O primeiro-ministro, Giuseppe Conte, disse que a vida tem que continuar, que é preciso ter consciência e não dramatizar. Conte pediu a todos prudência e que sigam as orientações dos profissionais de saúde.

Comentários