Jornada Pedagógica reúne profissionais de educação em Bataguassu

0
110
Assecom Prefeitura de Bataguassu

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) promoveu ontem, dia 17 de fevereiro, no Centro de Eventos “João Leme”, a abertura da Jornada Pedagógica 2020.

O evento, que inicia oficialmente o calendário escolar deste ano contou com a presença de mais de 200 profissionais de educação da rede municipal e estadual de ensino. A atividade prossegue até dia 19, com momentos de planejamento escolar tem como tema “A BNCC, o currículo de MS e o Projeto Pedagógico (PP) na prática: Caminhos para uma educação transformadora”.

Durante a abertura da solenidade, o secretário municipal de Educação e Cultura, Fábio Eduardo da Silva, desejou boas vindas aos profissionais e falou da importância do momento. “Nós estamos iniciando mais um ano letivo e essa etapa de preparação, de planejamento é de extrema importância. Desejo um ano de muito trabalho e sucesso a todos”, comentou.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Dennis Thomazini destacou a importância dos profissionais participarem das atividades propostas para aprimoramento, com vistas a mais um ano de trabalho. “A Jornada Pedagógica é um momento de encontro, estudos, discussões, com o intuito de gerar conhecimento. Desejo a todos muito sucesso no decorrer deste ano letivo”.

A atual secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, Regina Duarte de Barros Dovale, representando no ato o prefeito do município, Pedro Arlei Caravina (PSDB) elencou conquistas da atual administração na área da educação como a oferta de formações continuadas para aperfeiçoamento dos profissionais; e ampliação da oferta de livros didáticos para alunos das etapas escolares desde o maternal I e II até o 5º ano do Ensino Fundamental.

“Um olhar diferenciado foi lançado a área da educação. Tivemos grandes conquistas, o que é motivo de orgulho, com importantes investimentos e bem mais de 25% de investimentos realizados nos últimos anos”.

Regina, que esteve por três anos à frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lembrou também dos investimentos em cultura e das recentes negociações salariais deste ano. “Este ano, a administração municipal repassará 12.84% de aumento aos profissionais da educação (acompanhando o piso nacional) e 5% aos demais servidores públicos, o que mostra o compromisso da gestão com os seus colaboradores”, citou.

Foram realizadas apresentações culturais a cargo da cantora Aline Costa e pelo Coral Municipal (a cargo do Centro Cultural de Bataguassu).

Palestras
Os profissionais acompanharam no primeiro dia de atividades, as palestras sobre “Liderança e Motivação” e “BNCC na sala de aula e estratégias de ensino”, ambas ministradas pelo professor Dr. Fábio José Antônio da Silva.

Em entrevista, Silva disse que a temática sobre liderança e motivação tem como objetivo despertar a vontade para que o professor queira buscar cada vez mais e esteja certo e seguro do caminho a ser seguido, de acordo com a BNCC.

“Essa temática é justamente pensada nesse desafio que a BNCC vem trazendo a respeito do reforço e reafirmação em que o aluno é o protagonista do ensino, ou seja, o aluno vai ser mais do que o centro das atrações. Cabe ao professor, de acordo com a BNCC, se capacitar cada vez mais para ser o mediador desse processo; ser o condutor do ensino/aprendizagem desse aluno que traz para dentro da sala de aula suas vontades, angústias, necessidades e a inquietação da sociedade que ele está inserido”, pontuou.

Programação
A Jornada Pedagógica 2020 prossegue até quarta-feira, dia 19 de fevereiro.
Nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, as atividades serão direcionadas apenas para os profissionais da rede municipal de ensino, com momentos para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental oferecidos separadamente.
Já no dia 19 de fevereiro, os profissionais de educação realizarão o planejamento escolar em suas referidas unidades escolares.
As aulas nas redes municipal e estadual de ensino retornam na quinta-feira, dia 20 de fevereiro.

Comentários