Benefícios do chá mate vão do emagrecimento até a proteção do coração

0
117
ISTOCK

As folhas e galhos da planta Ilex paraguariensis dão origem à erva-mate que, quando tostada, passa a ser chamada de chá mate – bebida popular especialmente no sudeste do Brasil. Os benefícios do chá mate devem-se especialmente à presença de cafeína, minerais e vitaminas em sua composição. Conheça as principais vantagens e, também, contraindicações do chá.

12 benefícios do chá mate

Ajuda no emagrecimento, mais disposição, proteção para o coração são alguns dos benefícios do chá mate. Confira essas e outras vantagens:

1. Mais disposição para o dia a dia

Sara Bragança (CRM-RJ: 646547), médica, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, especializada em Terapia Ortomolecular,
comenta que o alto teor de cafeína presente no chá mate garante mais disposição para as atividades do dia a dia, ajudando a evitar o cansaço.

2. Prevenção contra a depressão

Sara explica que, exatamente por proporcionar mais disposição para as atividades diárias, o chá mate pode ajudar a evitar os sintomas da depressão.

3. Aumento da concentração mental

A significativa presença de cafeína no chá mate pode atuar ainda deixando o cérebro mais em alerta, aumentando a concentração e a produtividade. Pode ser utilizado, por exemplo, por estudantes que querem se sentir mais focados ou por pessoas que precisam se manter alertas no ambiente de trabalho. O consumo, porém, deve ser moderado e evitado no período da noite (o que tende a causar insônia).

4. Aliado no emagrecimento

O chá mate é aliado para quem busca emagrecer pois, conforme explica Sara, a erva tem ação termogênica (acelera o metabolismo) e age na redução da gordura corporal (ação lipolítica). Além disso, como outros chás, oferece ação diurética, também importante no processo de emagrecimento.

5. Sensação de saciedade

Também por este motivo o chá mate é aliado no processo de emagrecimento. O chá mate proporciona sensação de saciedade e atrasa o esvaziamento gástrico (adiando a fome), conforme comenta Sara.

6. Melhora do desempenho físico

O chá mate pode ainda ajudar os praticantes de atividade física pois a cafeína atua na melhora das contrações musculares, reduzindo a fadiga e melhorando o desempenho físico.

7. Proteção para o coração

Devido à presença de saponinas, o chá mate pode ajudar a diminuir a absorção das gorduras dos alimentos e, assim, controlar os níveis de colesterol. Essa e outras substâncias antioxidantes presentes no chá mate contribuem significativamente para a boa saúde do coração.

8. Combate ao envelhecimento precoce

Rico em substâncias antioxidantes, o chá mate combate os radicais livres – que, entre outros pontos, gera o envelhecimento precoce. Dessa forma, pode-se dizer que esse chá é também aliado da beleza.

9. Fortalecimento do sistema imunológico

Por ser rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórios, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e melhorando a saúde como um todo.

10. Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

O chá mate atua diminuindo os níveis de açúcar no sangue, podendo, assim, ser um aliado para quem tem diabetes. Mas, vale ressaltar que o chá não deve excluir os tratamentos convencionais para diabetes e deve ser consumido, preferencialmente, se houver indicação do médico.

11. Melhora do trânsito intestinal

Sara comenta que o chá mate oferece ação laxante suave, contribuindo assim para o bom funcionamento do intestino.

12. Melhora da digestão

O chá mate estimula a liberação de sucos digestivos (especialmente a bile), facilitando assim a digestão dos alimentos.

Vale lembrar que, para usufruir de todos esses benefícios, o chá deve ser consumido com certa frequência, dentro de uma alimentação equilibrada (preferencialmente prescrita por um nutricionista).

Outras formas de consumo e seus benefícios

Uma curiosidade é que a erva do chá mate é a mesma erva-mate usada no chimarrão ou tereré. A diferença entre os produtos se dá durante o processo de produção.

Mas, pensando somente no chá, além do tradicional chá mate, existe o chá mate preto. De acordo com Sara, não existem diferenças significativas entre as duas versões, ficando a escolha mais restrita à preferência pelo sabor de um ou de outro.

O mais recomendado é comprar diretamente a erva para preparação do chá mate. É possível encontrar no mercado o chá mate de saquinho, sendo essa uma opção mais prática. Porém, de acordo com Sara, os benefícios são menores no caso do chá de saquinho, pois, nessa versão, a erva encontra-se em menor concentração.

Perigos do chá mate

“As contraindicações são para mulheres grávidas, crianças e para pessoas que sofrem com insônia, nervosismo, ansiedade e/ou pressão alta devido ao alto teor de cafeína presente no chá”, destaca Sara.

Pessoas com problemas cardiovasculares e síndrome do intestino irritável também devem evitar o consumo, ao menos que exista liberação médica.

Além disso, de forma geral, o chá mate em excesso pode causar irritabilidade e insônia, por isso, deve ser consumido com moderação.

Chá mate acalma?

O chá mate é considerado um chá estimulante. Os efeitos, porém, variam de pessoa para pessoa. Mas, pode-se dizer que, em alguns casos, o chá mate ajude a acalmar/reduzir a ansiedade, trazendo sensação de bem-estar, devido ao fato de elevar os níveis de dopamina no organismo (neurotransmissor do prazer), conforme destaca Sara Bragança.

Porém, para pessoas que apresentam sensibilidade à cafeína, o efeito pode ser o contrário. Por isso, o ideal é sempre consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo desse ou de outros chás. Para saber mais, conheça também os benefícios do chá de folha de oliveira.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Comentários