Chá anti-inflamatório: 10 alternativas quentinhas para o alívio da dor

0
186

A utilização do chá anti-inflamatório no combate à inflamação é uma primorosa e milenar forma de alívio da dor. De acordo com a nutricionista Carolina Siqueira, CRN 2992, ele também pode atuar como calmante, antioxidante, diurético, digestivo e muito mais.

10 chás anti-inflamatórios para diminuir as dores

Conheça 10 chás anti-inflamatórios que irão te auxiliar no tratamento de dores para todo o corpo, confira:

1. Chá anti-inflamatório para a coluna

Um chá que alivia dores nas costas e lombares é o de pimenta caiena. O princípio ativo da pimenta, a capsaicina, é responsável por provocar uma sensação de alívio e relaxamento. Em seu preparo, adicione 1 colher de pimenta caiena em 1 xícara de água fervida e deixe agir por infusão. Espere o chá esfriar e embeba uma porção de algodão e aplique sobre a área dolorida. O efeito anagélsico é muito eficaz.

2. Chá anti-inflamatório para dor muscular

Um bom aliado na diminuição das dores musculares é o chá de cúrcuma ou, também conhecido, açafrão. De acordo com a nutri, Carolina Siqueira, o chá não interfere na reação do ácido lático, o qual é essencial para o crescimento muscular. Anote a receita: misture 1 colher de cúrcuma em pó, com 1 colher de mel e 1 suco de limão e beba.

3. Chá anti-inflamatório para o corpo

O Chá de capim-limão pode ser um excelente aliado para o alívio de dores no corpo. O capim-limão proporciona efeito sedativo e calmante, além de muito saboroso. O chá é feito com as folhas da planta e água fervida deixados em infusão. Tome o chá e sinta o efeito tranquilizante para o seu corpo.

4. Chá anti-inflamatório para o dente

Surpreenda-se com o chá de macela com própolis, analgésicos e anti-inflamatórios impressionantes que aliviam a dor causada por inflamações e combatem as bactérias que as causaram. Prepare uma porção de folhas secas de macela, 30 gotas de extrato de própolis e 1 litro de água. Deixe a água e as folhas da planta no fogo, fervendo por cerca de 5 minutos. Após isso, desligue o fogo, deixe esfriar e misture o própolis. Faça bochechos, para a redução da dor.

5. Chá anti-inflamatório ginecológico

Um chá que pode minimizar os sintomas de doenças como a candidíase é o de orégano. O cházinho recomendado conta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes que irão relaxar o corpo e aliviar a inflamação. Você vai precisar de 1 colher (sopa) de orégano desidratado, a mesma quantidade de camomila desidratada, 1 xícara de chá de água e meio limão. Coloque a água no fogo e assim que levantar fervura coloque as ervas e o suco de limão. Abafe por 10 minutos e tome ao longo do dia. Esse chá também diminui os efeitos da TPM.

6. Chá anti-inflamatório para útero

Para amenizar os sintomas de cólicas uterinas, um chá que é poderoso é o de gengibre com camomila. Ferva a raiz de gengibre com 250ml de água. Após 5 minutos de fervura, adicione 1 colher de chá de camomila desidratada e abafe para ocorrer a infusão. Você pode consumir 3 xícaras por dia até o alívio das dores.

7. Chá anti-inflamatório pós-cirúrgico

Conheça o chá de arnica, que tem efeito anti-inflamatório, antisséptico e analgésico, muito eficiente em pós operatórios por sua ação cicatrizante. O preparo do chá se faz com as flores secas e 1 xícara de chá de água em decocção (deixar ferver as flores com a água e abafar). Após isso, com uma gaze ensopada com o chá, aplique sobre a área acometida. Atente-se, pois seu uso em excesso ou em longos períodos pode trazer riscos.

8. Chá anti-inflamatório para tendinite

O chá de unha de gato possibilita a diminuição de dores advindas de doenças como a tendinite e a bursite. O preparo é feito com as folhas da planta e 1 xícara de água fervida sob infusão. Não é recomendado o consumo do chá por longos períodos de dias.

9. Chá anti-inflamatório para o trato urinário

Um chá excelente para cessar os sintomas das infecções que acometem o trato urinário é o de tanchagem. Prepare uma porção da planta com 250 ml de água fervida e deixe em infusão. Após amornar coe e saboreie o chá.

10. Chá para a Sinusite

Prepare 1 litro de água, suco de 1 limão, 5 cm de gengibre sem casca e 1 colher de sopa de mel para descongestionar toda a região inflamada da face e minimizar os sintomas da sinusite. No modo de preparo, coloque a água e o gengibre em uma panela e após iniciar fervura marque 10 minutos. Desligue o fogo, acrescente o suco de limão e adoce com mel. Chá pronto, você pode tomá-lo várias vezes ao dia.

Consumo e restrições

O consumo de chás anti-inflamatórios não substitui a consulta com o profissional da saúde e nem o tratamento prescrito por ele. A nutricionista, ainda, recomenda que gestantes e pós-puérperas, que estão amamentando, não façam o consumo de quaisquer tipos de chás sem orientação de um médico.

Comentários