Secretaria Municipal de Saúde desenvolve Campanha Novembro Azul

0
84

Depois da campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero conhecida como “Outubro Rosa”, a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha “Novembro Azul”.

O mês é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. A ideia é conscientizá-los sobre a importância dos exames preventivos e desta forma, quebrar preconceitos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, as ações programadas para o mês contarão com atendimentos em horários estendidos nas unidades de saúde; “Dia D” na Secretaria Municipal de Saúde com a oferta de mais de 300 testes de PSA, consultas clínicas, exames de toque, consultas com cardiologista entre outras orientações.

“Agora é a vez de cuidarmos dos homens. Por isso, é importante que todos os pacientes procurem as unidades de saúde e façam o agendamento dos seus exames. Fazendo esses atendimentos anualmente, a chance de se descobrir a doença precocemente é maior e as chances de cura também. Esse é o nosso intuito com a campanha”, comenta ela, que salienta que as mulheres tem papel importante no engajamento dos seus parceiros, fazendo com que eles busquem atendimento de saúde.

O médico clínico geral, Éder Nascimento comenta que o preconceito e um receio cultural atrapalham os homens a procurarem as unidades de saúde para atendimento. “Existe uma retração natural e uma discriminação masculina sobre o assunto, mas é preciso deixá-la de lado e encarar o desafio de cuidar da saúde e prevenir um eventual diagnóstico”, orienta.
Nascimento esclarece que não existe apenas o exame de toque para se diagnosticar o câncer de próstata. “Atualmente usamos exames de ultrassom, exame de sangue, PSA, exames esses específicos para esse diagnóstico. É importante alertá-los que busquem sempre realizar um checkup regularmente”.

Programação

A programação da Campanha Novembro Azul teve lançamento no dia 1º de novembro, porém, em outubro, durante a realização do evento Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, ação do Senar-MS em parceria com Sindicato Rural e Prefeitura, que fez parte da Campanha Outubro Rosa, um total de 136 homens receberam atendimentos com a oferta de exames de PSA, consulta com urologista e exame de toque antecipadamente ao Novembro Azul.

Dentro do cronograma municipal, nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, serão iniciados os atendimentos com horários ampliados nas unidades de saúde, das 18 às 21 horas (horário de Brasília). “Os atendimentos serão iniciados pelo ESF São Francisco, com a oferta de exames diversos além de consultas médicas, avaliação odontológica e vacinação tríplice viral”, diz a secretária.

Amanhã, dia 8 de novembro, os atendimentos serão desenvolvidos no ESF “Emiko Resende”, no Distrito de Nova Porto XV, no mesmo horário.

Confira abaixo programação completa

07/11- Consulta médica com triagem para realização do exame PSA, Avaliação odontológica, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e vacinação de tríplice viral.
Local: ESF São Francisco
Horário: 18 às 21 horas (horário de Brasília)

08/11- Consulta médica com triagem para realização do exame PSA, Avaliação odontológica, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e vacinação de tríplice viral.
Local: ESF Emiko Resende – Distrito de Nova Porto XV
Horário: 18 às 21 horas (horário de Brasília)

10/11 – Campeonato de Futebol com o acompanhamento da equipe do NASF.
Local: Campo de Futebol “Paulo Márcio” – bairro Jardim América
Horário: A partir das 8h30 (horário de Brasília)

13/11- Consulta médica com triagem para realização do exame PSA, Avaliação odontológica, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e vacinação de tríplice viral.
Local: ESF “Lúcio Ferreira Rosa” – bairro Jardim Campo Grande
Horário: 18 às 21 horas (horário de Brasília)

19/11- Consulta médica com triagem para realização do exame PSA, Avaliação odontológica, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e vacinação de tríplice viral.
Local: ESF Acapulco
Horário: 18 às 21 horas (horário de Brasília)

21/11 – Consulta médica, Avaliação odontológica, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e vacinação de tríplice viral voltado à saúde do homem.
Local: Assentamento Aldeia
Horário: 14 horas (horário de Brasília)

26/11- Consulta médica com triagem para realização do exame PSA, Avaliação odontológica, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e vacinação de tríplice viral.
Local: ESF Central e ESF Rubens Kimura.
Horário: 18 às 21 horas (horário de Brasília)

28/11 – Consulta médica, Avaliação odontológica, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C e vacinação de tríplice viral voltado à saúde do homem.
Local: Assentamento Montana
Horário: 8 horas (horário de Brasília)

30/11 – “Dia D” Oferta de exame PSA, USG de próstata, consulta com Clínico Geral, Cardiologista, Avaliação Bucal, testes rápido HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinação tríplice viral.
Horário: 7 às 16 horas (horário de Brasília)
Local: Secretaria Municipal de Saúde

30/11: Carreata Novembro Azul
Horário: 9 horas (horário de Brasília)
Concentração: Secretaria Municipal de Saúde

Comentários