Energisa e Aneel substituem iluminação pública em Bataguassu

0
412
Assecom Prefeitura de Bataguassu

A Energisa em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está renovando a iluminação pública do município de Bataguassu. A iniciativa promoverá a substituição de 70 luminárias convencionais para de LED.

Segundo o responsável pela Carto Solar Consultoria e Eficiência Energética LTDA, Diego Montes Barbosa, empresa que executa a substituição das lâmpadas no município, a medida cumpre a Resolução Normativa nº 830, de 23/10/2018 e faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel, que tem como objetivo promover o uso eficiente de energia elétrica, disseminando a cultura da redução do consumo de energia e contribuindo com a preservação ambiental nas cidades.

“A troca de lâmpadas não eficientes por de LED, que são mais duráveis e econômicas, tem como intuito a redução dos gastos da Prefeitura com a iluminação pública, além de deixar as ruas mais iluminadas, o que contribui diretamente para aumentar a sensação de segurança da população, proporcionando mais tranquilidade na circulação durante a noite”, frisa Barbosa.

Conforme o projeto, serão beneficiadas as ruas São José (23 luminárias) e Nossa Senhora (11 luminárias), no bairro Jardim São Francisco; e Frei Luiz (18 luminárias), no bairro Residencial Modelo (próximo a Escola Ceja), em Bataguassu. No Distrito de Nova Porto XV, o projeto atenderá toda a extensão da Avenida Porto XV (18 luminárias).

A expectativa, segundo o consultor, é que haja uma economia anual de energia de 51,69 MWh (economia que representa o consumo de 344 residências por um mês, com média de 150 kWh por instalação). A redução anual na conta de iluminação pública está prevista em R$ 25.051,55.

O investimento estimado para a execução do projeto é de R$ 96.187,29
Barbosa salienta que todas as lâmpadas trocadas serão levadas pela empresa e descartadas de forma correta, sem prejuízo ao meio ambiente.

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), destacou a importância da parceria entre Energisa e Aneel em apoio aos municípios no que se refere a renovação da iluminação pública. “Como Poder Público, temos feito a nossa parte no que tange as melhorias com a iluminação. Esse apoio das empresas é essencial para apoiar as ações da administração municipal, garantindo uma melhor infraestrutura para as pessoas que circulam a noite e que podem fazer isso com mais tranquilidade além de ser um componente redutor da criminalidade”, disse o gestor, que é o atual presidente da Assomasul.

Palestra
Dentro do Projeto de Eficiência Energética na iluminação pública está programada uma palestra de treinamento e capacitação que será desenvolvida pela empresa Carto Solar nesta terça-feira, dia 29 de outubro, às 9 horas (horário de Brasília), na sede do Instituto Mirim (rua Acre, nº 11, bairro Jardim Santa Luzia).

No evento serão abordados os temas sistema elétrico nacional, setor elétrico nacional, Programa de Eficiência Energética (Aneel) e a apresentação dos resultados do Projeto de Eficiência Energética na iluminação pública de Bataguassu.
Toda a população está convidada a participar.

Comentários