Coreia do Norte confirma teste de míssil lançado por submarino

Um dos projéteis caiu em águas japonesas, informou o governo do Japão um dia antes.

0
163
KCNA via Reuters

A Coreia do Norte confirmou nesta quinta-feira (3, horário local) o lançamento de míssil a partir de um submarino, de acordo com a agência estatal KCNA.

Um dia antes, a Coreia do Sul e o Japão informaram que o regime norte-coreano havia testado dois projéteis balísticos e que um deles caiu em águas japonesas. Pyongyang, porém, não confirmou a trajetória do míssil.

Ainda de acordo com a KCNA, o projétil recebeu nome de Pukguksong-3 e é um novo tipo de míssil balístico lançado a partir de um submarino. De acordo com a agência, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, não estava presente no local do teste, mas parabenizou os funcionários.

Informações do governo sul-coreano indicam que os projéteis voaram 450 quilômetros, a uma altitude máxima de 910 quilômetros. Caso se confirmem oficialmente essas informações, este seria o míssil de maior alcance testado desde novembro do ano passado pela Coreia do Norte.

A Guarda Costeira do Japão notificou embarcações para que tomem cuidado após os lançamentos dos projéteis norte-coreanos e que não se aproximem de qualquer destroço encontrado no mar. Entretanto, não há registro de danos a barcos ou aeronaves até o momento.

Em entrevista a repórteres, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, condenou os lançamentos desta quarta-feira. Segundo o chefe de governo japonês, os testes violam resoluções da ONU.

Comentários