Desodorante natural: como fazer em casa

0
269
ISTOCK

O desodorante natural está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das mulheres. Isso porque, aos poucos, as pessoas estão criando consciência de que os desodorantes convencionais têm em sua composição sais de alumínio e outros químicos nocivos à saúde.

Dessa forma, o desodorante natural surge como uma alternativa sustentável e saudável que não agride a pele, é livre de químicas, faz bem para o meio ambiente e não é testado em animais. Vamos conferir algumas receitas caseiras e também alguns produtos de marcas que já estão aderindo a esse movimento!

7 receitas de desodorante natural passo a passo

Existem diversos tipos de receitas para fazer desodorantes naturais em casa. Não é difícil e o resultado é incrível. Selecionamos algumas das melhores para você testar!

Desodorante natural com leite de magnésia

  1. Em um recipiente de vidro ou spray, coloque ½ xícara de leite de magnésia;
  2. Coloque de 5 a 10 gostas de óleo essencial;
  3. Chacoalhe um pouco o leite de magnésia e o óleo para ficar uma mistura homogênea;
  4. Coloque ¼ de xícara de água;

O interessante é que você pode escolher o tipo de óleo essencial que preferir para deixar o desodorante com um cheiro que lhe agrade: lavanda, alecrim, etc. A receita é simples, econômica e muito rápida!

Desodorante natural vegano

  1. Misture, em um recipiente, 4 colheres de sopa de óleo de coco, 5 colheres de sopa de amido e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  2. Após virar uma pastinha, coloque 15 gostas de óleo essencial de hortelã e 5 gotas de óleo essencial Tea Tree.

O óleo de coco é um hidratante poderoso, o amido é responsável por absorver o suor e o bicarbonato de sódio ajuda a eliminar odores. Já o óleo essencial de Tea Tree aumenta o prazo de validade do seu desodorante e o óleo essencial de hortelã proporciona um frescor delicioso. O produto não precisa ser guardado na geladeira, mas deve ficar longe de exposição ao sol.

Desodorante natural clareador

  1. Em um recipiente, misture uma colher de óleo de coco e 2 colheres de sopa de leite de magnésia;
  2. Após bater esses dois ingredientes, coloque 1 colher de sobremesa de argila branca e 1 colher de chá de bicarbonato e bata novamente;
  3. Faça um teste e perceba se ao passar o produto na pele, sente algum caroço, se sim, bata um pouco mais;
  4. Por último, coloque 10 gotas de óleo essencial de melaleuca e bata mais um pouco.

A argila branca é um dos ingredientes que ajuda no processo de clareamento da pele. Já o bicarbonato, além de ajudar a clarear, é também um antibactericida natural. O desodorante tem ação de proteção por até 24h!

Desodorante natural com manteiga vegetal

  1. Em uma vasilha, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de amido, 3 colheres de sopa de manteiga vegetal;
  2. Coloque todos esses ingredientes juntos em banho maria e mexa para ficarem homogêneos;
  3. Adicione 5 gotas de um óleo essencial.

A base do desodorante é a manteiga vegetal, que hidrata bem a pele e dá consistência para o produto. A receita é autoconservante por ter um ph elevado devido ao bicarbonato de sódio, o que proporciona um prazo de validade longo. Uma dica importante é não usar óleos essenciais cítricos porque eles são fotossensíveis.

Desodorante com farinha de araruta

  1. Peneire a farinha de araruta para ficar bem lisa;
  2. Em um recipiente, coloque 3 colheres de café de farinha de araruta e 1 colher e meia de café de bicarbonato e misture;
  3. Coloque o óleo de coco e misture tudo até chegar na textura que deseja;
  4. Despeje de 4 a 5 gotas de óleo essencial.

O óleo de melaleuca é opcional, mas é bem interessante de usar porque combate fungos e bactérias. Para um desodorante mais sequinho, opte por colocar mais farinha. E para quem deseja mais proteção para a transpiração, adicione um pouco mais de bicarbonato de sódio.

Desodorante com óleo de babaçu e vitaminas

  1. Em um recipiente, misture 5g de amido e 20g de óleo de babaçu;
  2. Misture os ingredientes até chegar a uma consistência homogênea;
  3. Pingue 2 gotas de vitamina A, 1 gota de vitamina E, 10 gotas de óleo Tea Tree e 5 gotas de um óleo essencial da sua preferência;
  4. Misture bem e coloque em um potinho.

O óleo de babaçu ajuda na hidratação. Como algumas pessoas têm alergia a bicarbonato de sódio, o uso de óleos vai muito bem nessas situações. A vitamina A incentiva a produção saudável de células da pele e ajuda a clarear manchas. A vitamina E atua como um hidratante e previne envelhecimento precoce.

Desodorante com manteiga de karité

  1. Derreta 20g de manteiga de karité em banho-maria;
  2. Assim que a manteiga derreter, misture com 60g de óleo de coco;
  3. Coloque 25 gotas de óleo melaleuca;
  4. Coloque 15 gotas de óleo de menta.

A manteiga de karité e o óleo de coco são a base do desodorante e possuem propriedades importantes. O óleo de coco é antibactericida e ajuda a clarear, enquanto a manteiga hidrata a pele. Caso prefira, fique à vontade para escolher outras essências de óleo sem ser o de menta.

Quantas receitas fáceis, rápidas e econômicas, não é mesmo? Chega de desculpas para não testar os desodorantes caseiros. Com essas dicas você pode tornar seu dia a dia muito mais natural!

Seja qual for a sua escolha, é importante conferir se você tem alergia a algum ingrediente das fórmulas. Além disso, lembre-se que pode demorar um pouquinho para o seu corpo se adaptar a esses novos tipos de produtos. Então, se jogue sem medo e comece o quanto antes a viver um estilo de vida muito mais saudável!

Comentários