Casos de sarampo no Brasil chegam a 4.476 em 2019, Ministério da Saúde

Boletim inclui dois surtos diferentes, um no início do ano e outro a partir de junho. Desse segundo surto, foram confirmados 3.906. A maioria está em São Paulo.

0
68

O Brasil registra 4.476 casos confirmados de sarampo até 18 de setembro de 2019, segundo o boletim epidemiológico publicado nesta semana pelo Ministério da Saúde. O país teve dois surtos da doença neste ano, um nos primeiros meses e outro, separado, que teve início em junho. A maioria dos casos pertence a esse segundo surto.

Desde 23 de junho, o país teve 3.906 casos confirmados de sarampo. Destes, 97,5% estão concentrados em 153 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana da capital. Portanto, somente 2,5% dos casos estão em outros 16 estados brasileiros.

Até o último boletim, foram notificadas quatro mortes por sarampo no Brasil, sendo três no estado de São Paulo e uma em Pernambuco. Dessas mortes, três foram em crianças menores de um ano. Somente uma foi em um indivíduo com mais de 42 anos de idade. Nenhum deles era vacinado contra o sarampo.

Campanha nacional

O Ministério da Saúde deve intensificar suas ações de vacinação no mês de outubro, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a o Sarampo. O objetivo é interromper a circulação do vírus no país.

Campanha de vacinação contra o sarampo

Primeira etapa Segunda etapa
Período 7 a 25 de outubro 18 a 30 de novembro
Dia D 19 de outubro 30 de novembro
Público alvo Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) População de 20 a 29 anos de idade
Comentários