Meditação para dormir: 8 benefícios, dicas e apps para ajudar a relaxar

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Você tem dormido mal? Sofre de insônia e/ou sonha demais, acordando, às vezes, mais cansada do que quando foi para a cama? Saiba que a solução para o seu problema pode estar em usar a meditação para dormir.

A meditação, prática milenar de relaxamento, tem inúmeros benefícios, sendo a melhoria da qualidade do sono um deles. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Vamos te ensinar a meditar antes do sono, explicar os principais benefícios da meditação e listar os melhores aplicativos para meditação guiada. Confira!

Como meditar antes do sono

    • Tenha foco: concentre-se em, simplesmente, dormir. Coloque em mente que o objetivo principal da meditação é alcançar um sono delicioso. Uma boa dica para atingir o foco está em se concentrar na própria respiração.
    • Use roupas confortáveis: nada de roupas apertadas e/ou com tecidos duros e colantes. Escolha aquela roupa leve e confortável que te deixe bem à vontade. Pode ser um pijama, uma camisola, um short de flanela com uma camisa larga, etc…
    • Tome um banho: deixe a água escorrer devagar pelo seu corpo e aproveite! Se estiver fazendo muito frio, opte pela água morna. Se estiver fazendo calor, a água fria. O impacto entre as temperaturas fará o seu corpo relaxar imediatamente.
    • Escolha uma música: existem diversas playlists de músicas para meditação em aplicativos como Spotify ou no próprio Youtube. Escolha uma e deixe rolar! Aquela sua música favorita, que te faz relaxar e se emocionar também é válida.
    • Faça alongamentos: estica, estica, estica! Pode ser antes, durante ou após a meditação. O importante é sentir cada parte do seu corpo se esticar e perceber que seus limites vão além do que se imagina.

A meditação antes do sono pode ser ainda mais eficaz se essas e outras dicas forem seguidas. Abaixo, os benefícios dessa prática e como fazê-la para relaxar e dormir melhor.

8 benefícios da meditação

Que a meditação possui inúmeros benefícios você já sabe. Mas você sabe exatamente quais são eles? Veja, agora mesmo, os principais benefícios dessa técnica que pode fazer milagres na sua saúde!

      1. Melhora a qualidade do sono;
      2. Combate a depressão;
      3. Reduz o estresse;
      4. Promove o bem-estar;
      5. Eleva o bom-humor;
      6. Deixa você mais organizada;
      7. Controla a ansiedade;
      8. Desenvolve a concentração.

Após descobrir tantas vantagens, aposto que você não vê a hora de começar a meditar, não é mesmo? Mas, calma! Temos ainda mais dicas muito interessantes sobre a meditação para dormir.

Apps para meditação guiada

A tecnologia, apesar dos malefícios que possui, também tem muitos pontos positivos. Os apps de meditação guiada, por exemplo, ajudam a realizar uma meditação perfeita e em qualquer lugar. Confira:

      • Zen: é o app criado pela Juliana Góes, do vídeo acima. É dividido em duas partes: com narração, que é a meditação guiada em si, e sem narração, para o relaxamento. O aplicativo é gratuito nos sete primeiros dias e está disponível para download em iOS e Android.
      • Medite-se: feito por brasileiros, esse é um app bastante funcional, com visual simples e fácil de entender. Uma grande vantagem dele é que os áudios podem ser ouvidos offline. As 20 primeiras sessões são gratuitas e ele está disponível para download em iOS e Android.
      • 5 Minutos: desenvolvido por uma ONG chamada “Mãos sem Fronteiras”, a proposta desse app é exatamente o que o nome sugere, 5 minutos de meditação guiada por dia. E o melhor: é completamente de graça! Está disponível para download em iOS e Android.

Está vendo como a meditação para dormir funciona? Não perca tempo e coloque em prática as nossas dicas! Temos certeza que a qualidade do seu sono melhorará bastante.

 

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