Semana Nacional discute responsabilidade coletiva com tema “Nós somos o trânsito”

Em Bataguassu, abertura do evento foi desenvolvida na última terça-feira, dia 18 de setembro

0
288
Micael Nunes

Com o tema “Nós somos o trânsito”, a Semana Nacional do Trânsito em Bataguassu foi iniciada na última terça-feira, dia 18 de setembro, às 19h30, na Câmara de Vereadores, com o desenvolvimento de palestra. O evento contou com a presença de autoridades municipais, instituições escolares e entidades locais.

Na abertura, o chefe do Núcleo Municipal de Trânsito, Thiago Natan agradeceu a presença de todos e destacou que a semana prossegue até o dia 25 de setembro com diversas ações e tem como objetivo promover um momento de reflexão sobre o tema.

O secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Lopes Cardoso Júnior, em sua fala, lembrou sobre os investimentos realizados pela Prefeitura através de convênio com o Detran-MS que tem oportunizado a criação de mais mecanismos de segurança para os motoristas e pedestres locais.

Em seu pronunciamento, o prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB) também agradeceu a presença de toda a sociedade civil presente  no evento e comentou que o trânsito tem evoluído, fruto do progresso do município.

Nessa vertente, Caravina lembrou que investimentos em trânsito estão sendo promovidos para prevenir a ocorrência de acidentes a exemplo da instalação das lombadas eletrônicas.

O prefeito salientou que o município possui um Núcleo de Trânsito Municipalizado, o que pouco se vê em outros municípios e anunciou que Bataguassu se tornará pólo de segurança pública e que está prevista a construção de uma área voltada para as autoescolas (Centros de Formação de Condutores) desenvolverem suas atividades teóricas e práticas.

   

O atual presidente da Assomasul disse ainda que a ideia é desenvolver um trabalho educativo/preventivo em parceria com o Detran-MS voltado para a educação do trânsito tendo como público-alvo as crianças a exemplo que acontece na capital do Estado.

Após as falas, houve apresentação do projeto Patrulha Florestinha mantido pelo Lions Clube de Bataguassu e exposição de palestra por parte do tenente Valdemir Beloto, da Polícia Militar.

Dentro do universo do trânsito, o palestrante explicou a respeito do que é trânsito, sinalização e segurança de pedestres e motoristas.

Prestigiaram a atividade, os vereadores Pastor Alessandro e Renatinho; o comandante da 7ª Companhia Independente de Bataguassu, major Tony de Oliveira; o diretor da unidade do Detran-MS em Bataguassu, João Vasconcelos além de representantes das Escolas Estaduais “Manoel da Costa Lima”, “Ladislau Deak Filho” (Nova Porto XV), Luiz Alberto Abraham, Braz Sinigáglia; escola particular Ceja; Instituto Mirim, Detran-MS, Corpo de Bombeiros e projeto Bombeiros do Amanhã, Lions Clube/Projeto Patrulha Florestinha, Grupo dos Desbravadores/Igreja Adventista do 7º Dia), Associação do Centro Cultural da Melhor Idade de Bataguassu entre outros apoiadores do evento (secretários municipais, lideranças políticas).

PROGRAMAÇÃO

Ontem, dia 19 de setembro, teve início o ciclo de palestras voltado às escolas locais. Foram percorridas na data as instituições Ceja, Marechal Rondon, Manoel da Costa Lima e Luiz Alberto Abraham. Na oportunidade, as atividades foram desenvolvidas pelo subtenente Mak Franco de Oliveira, da Polícia Militar, com apoio do Núcleo Municipal de Trânsito e Detran-MS.

O cronograma de palestras nas escolas prossegue até a próxima terça-feira, dia 25.

Nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, por sua vez, está prevista panfletagem na Avenida Campo Grande com Avenida Aquidauana (próximo ao Banco do Brasil), a partir das 8h30.

Comentários