Festa em casa: dicas para promover um evento inesquecível

0
540
ISTOCK

Realizar uma festa em casa é uma ótima opção para diminuir custos e promover uma reunião mais intimista com seus convidados. Ela pode ser de aniversário, Natal, Réveillon, noivado, celebração de projetos ou apenas uma confraternização entre amigos. Esse tipo de evento permite que você inove em todos os sentidos, criando temáticas fora do comum e colocando suas preferências em primeiro lugar.

Como em qualquer festa, é necessário se preocupar com quem será convidado, idealizar o cardápio com antecedência, criar playlists e preparar uma bela decoração. Com um bom planejamento, sua festa com certeza irá impressionar seus visitantes e permanecer por muito tempo na memória de cada um dos presentes.

Convidados

Ao promover uma festa em casa, é interessante pensar a lista de convidados de acordo com o espaço disponível para o evento. Se sua celebração será na sala de sua casa, por exemplo, considere se é possível acomodar todos seus visitantes sentados em cadeiras, bancos ou sofás. Se a festa é ao ar livre, leve em conta o tamanho do espaço coberto dessa área de sua residência, para caso chova ou esteja muito frio no dia da festa.

Uma outra maneira de evitar erros no momento de receber pessoas queridas em casa é pedir a confirmação de presença prévia. Sabendo com antecedência quem virá à festa, você pode organizar melhor quem sentará em cada lugar e se há onde alocar todos sem desconfortos. Além disso, esse tipo de cuidado evita possíveis desperdícios dos alimentos e bebidas que serão servidos.

Defina o cardápio

Definir o cardápio não precisa ser uma tarefa complicada. Para começar, conheça os gostos, a faixa etária e restrições alimentares de seus convidados: pode ser que algum deles seja intolerante à lactose ou vegano, por exemplo. Sabendo disso, escolha as opções que serão servidas de forma a escapar de constrangimentos, combinando as preferências dos visitantes com as suas. Também leve em consideração o nível de formalidade que deseja transmitir, cada tipo de menu passa uma imagem diferente.

Combinar o cardápio com o tema da festa pode ser uma opção interessante. Em caso de eventos como um jantar japonês, é bacana servir pratos que seguem a linha asiática ou então se for uma noite americana, você pode apostar em finger foods típicas de lanchonetes e cafés. Não se esqueça de fazer um orçamento do quanto quer gastar com todo o evento, para saber a quantia total destinada ao menu. Isso pode fazer a diferença na hora das compras e encomendas.

Opções de cardápio

Ficou com dúvidas em relação às opções disponíveis para montar seu menu? Descubra algumas ideias fáceis e rápidas:

  • Cachorro quente
  • Hambúrguer
  • Pizza
  • Risotos
  • Torta salgada
  • Tábua de frios
  • Antepasto de berinjela com torradas
  • Macarrão gratinado
  • Canapés
  • Escondidinho com diversos recheios
  • Barquetes
  • Bruschettas
  • Salgadinhos
  • Cremes e sopas
  • Sanduíche de metro
  • Mousses em porções individuais
  • Salada de frutas
  • Bolos e tortas doces

Seguindo essas dicas, não existirão erros no momento de escolher o cardápio. Basta se lembrar de considerar suas preferências pessoais e seguir o planejamento financeiro da festa.

Decoração

A decoração pode ser um diferencial no sucesso de seu evento. É permitido aproveitar o que se tem em casa, investir em itens exclusivos e até contratar uma empresa particular. O segredo é apostar em algo que agrade o anfitrião e que não fique sobrecarregado nas fotos da celebração. É importante lembrar que a decoração não deve roubar a cena de todos os outros elementos pensados para a festa. Confira 5 sugestões:

1. Crie um tema especial

A forma mais fácil de criar uma decoração harmônica é definir um tema que acompanhe todos as etapas do planejamento. Existem infinitas opções para cada tipo de festa, basta escolher sua preferida.

2. Aposte no simples

A decoração de sua festa não precisa ter muitos ornamentos para agradar. Apostar no simples, como itens feitos por você mesma, pode ser a escolha certa dependendo do tipo de evento planejado. Um happy hour entre amigos, por exemplo, pede algo básico e agradável.

3. Aproveite o que já tem em casa

Em busca de diminuir os custos do evento, você pode decorar a festa com o que já tem em sua casa. Use vasos, quadros, porta-retratos e toalhas que combinem com a temática idealizada.

4. Invista em flores

Flores combinam com quase qualquer festa. Escolha a que mais se adequa à ocasião e lembre-se de conferir se nenhum de seus convidados tem alergia aos aromas exalados por elas.

5. Faça da mesa o grande destaque

A mesa destinada para a refeição principal pode ser o grande destaque de sua festa, principalmente se você estiver promovendo um jantar. As peças de louça podem ser coloridas, estampadas ou neutras, rústicas ou clássicas, assim como as toalhas e talheres. O segredo é combinar todos os itens para não ficar desagradável ao olhar.

Curtiu? Agora partiu criar a sua! Pense bem na impressão que deseja passar e não esqueça de se divertir muito durante o processo.

A música do evento deve ser planejada especialmente para criar o clima desejado. Ela deve ser ambiente ou dançante? Qual o gênero preferido pelos convidados? Existe alguma faixa que está fazendo sucesso no momento? Essas são algumas das perguntas que um anfitrião deve se fazer ao montar a playlist da festa.

Um dos fatores mais importantes a ser considerado é o volume ideal do som. Ele deve ser regulado de forma a não atrapalhar a conversa entre os visitantes, caso seja um jantar intimista, por exemplo, e mantido a uma altura que não atrapalhe os vizinhos. Excesso de barulho pode resultar em multas do condomínio, reclamações calorosas dos moradores ou ainda, em casos extremos, na presença da polícia.

Chegou a hora de botar a mão na massa! Convide seus amigos mais próximos, escolha um estilo e comece a planejar sua festa em casa.

Comentários