Prefeito Akira Otsubo Lidera Iniciativa de Capacitação Contra Leishmaniose em Bataguassu

Por Cidades Na Web em 22/11/2023 às 15:31:46

Fotos: Cedidas

O prefeito Akira Otsubo reforça seu compromisso com a saúde pública ao liderar a iniciativa da Prefeitura de Bataguassu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores. Nos dias 20 e 21 de novembro, cerca de 20 Agentes de Combate à Endemias participaram de uma oficina de capacitação focada na prevenção e controle da Leishmaniose Visceral.


A atividade, realizada na sala de uso múltiplo da Cooperativa Sicredi, teve como objetivo orientar os agentes para que possam transmitir informações essenciais à população, destacando medidas preventivas durante as visitas domiciliares.


Elayne Cristine Nunes, gerente municipal de Saúde, ressaltou a importância da capacitação diante da crescente preocupação com a disseminação da Leishmaniose Visceral em todo o Estado. "A capacitação teve como objetivo orientar os Agentes de Endemias para que possam levar informações à população, mostrando nas visitas domiciliares o que deve ser feito para afastar a doença das casas", comentou.


Durante o encontro, foram abordados temas como Leishmaniose Visceral, LTA e Doença de Chagas: Aspectos Clínicos e Epidemiológicos, Biologia dos Vetores – Lutzomia Longipalpis e triatomíneos, Levantamento Entomológico de Flebotomíneos, Inquérito Canino, Educação em Saúde, Manejo Ambiental, medidas profiláticas e noções básicas sobre operações de campo, além de uma aula prática sobre aplicação de inseticida e manutenção de equipamentos.


A Leishmaniose Visceral, transmitida pelo mosquito palha, é uma doença grave que afeta tanto cães quanto humanos. A transmissão ocorre quando o inseto se contamina ao picar cães infectados e, em seguida, transmite para os seres humanos. Nos cães, os sintomas incluem perda de apetite, emagrecimento, pelo opaco, feridas na pele, entre outros. Nos humanos, a doença pode se manifestar de forma moderada a grave, provocando anemia, febre, aumento do baço e fígado, comprometendo as funções hepática e renal.


O prefeito Akira Otsubo, comprometido com a saúde da comunidade, destaca-se mais uma vez ao apoiar ativamente a capacitação dos profissionais de saúde. "Esses profissionais têm a responsabilidade primária no cuidado com a saúde pública. Além de capacitá-los para melhor desenvolverem seu trabalho, é preciso valorizá-los", destaca o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior.


Júnior ressalta que a participação da população no combate ao mosquito palha é crucial para prevenir a Leishmaniose. A Secretaria Municipal de Saúde oferece quinzenalmente testes rápidos de leishmaniose para cães como parte das medidas preventivas no município. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (67) 3541-1326.

Comunicar erro

Comentários