Qualquer projeção matemática simples, revela que os votos do grupo de candidatos e candidatas do MDB, em especial do prefeito Akira Otsubo, vão decidir a eleição majoritária em Bataguassu este ano. Analistas políticos, eleitores mais antigos e conhecedores da história eleitoral do município, constatam que, como não lançou candidato a prefeito, para onde for, o MDB leva uma quantidade de votos capaz de desequilibrar quantitativamente a votação.
O MDB já comprovou sua densidade eleitoral quando venceu a última eleição para prefeito, em 2020, ao derrotar seu adversário, exatamente do PSDB, conquistando 6.691 votos, ou seja, 50,99 % dos 13.908 votos válidos.
Por mais que as narrativas e fake News disseminadas ao longo da administração do período 2021 a 2024 possam ter contaminado negativamente a população, seguramente o prefeito Akira Otsubo mantém eleitorado fiel que não acredita nas informações da oposição.
Para as eleições deste ano, segundo consta no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 19.332 eleitores estão aptos para votar em Bataguassu. Há uma polarização entre dois dos três candidatos: o do PSDB, derrotado por Akira Otsubo; e o Baiano da Madeireira, cujo partido já governou Bataguassu por dois mandatos, ou seja, 8 anos.
Na reunião de fechamento da campanha, realizada na noite desta quinta-feira, dia 3, o prefeito Akira Otsubo, candidatos e candidatas do MDB, organizaram a reta final da 2024. Nos discursos, os compromissos de trabalho com a população e declarações de voto. Centenas de pessoas presentes confirmaram a direção apontada pelo prefeito Akira Otsubo, de votar no Baiano da Madeireira, para prefeito, e Dr. Junior, vice.
"Não há coligação oficial e nem tão pouco acordo ou acertos políticos", garante o prefeito Akira Otsubo. A preferência por Baiano, segundo Akira, é porque o PSDB local não respeitou o amplo entendimento estadual feito pelas lideranças regionais de ambos os partidos.
Justamente por este motivo, é que a reunião foi exclusiva dos candidatos do MDB e não contou com a presença do candidato Baiano da Madeireira. Em seus discursos, candidatos e candidatas do MDB, também, declararam voto a Baiano, independente de acertos ou de loteamento dos cargos da administração.
Por: Ademar Cardoso.